outubro 22, 2009

Condomínio Vivendas Bela Vista

O condomínio Vivendas Bela Vista, localizado na região de Sobradinho DF é habitado por aproximadamente 3.500 moradores e o diferencial entre uma grande quantidade de condomínio no DF é que ele tem um projeto de tratamento dos resíduos sólidos que funciona. Segundo os responsáveis pelo condomínio, mais de 90% desses resíduos são tratados corretamente deixando de ir parar no meio ambiente. “o lixo seco e separado e os materiais são vendidos para empresas do ramo de reciclagem, já o orgânico é processado e transformado em húmus.
“Bela Vista tem em seu quadro de 60 funcionários e desse grupo temos 14 envolvido exclusivamente no processo de tratamento dos resíduos comenta o Sub Sindico Sr. Conrado”.


Coleta seletiva
Segunda, quarta e sexta, o caminhão passa nas ruas para coletar o lixo seco. Quando o material chega no galpão, é separado em grupos para depois ser vendido. Garrafas pet verdes, garrafas pet brancas, embalagens tetra park, papel em geral, embalagens plásticas, papelão, jornais, latinhas de alumínio, sacolas plásticas, papel branco e etc, fazem parte dos grupos de separação da coleta seletiva do local. “temos materiais que não são tratados no local e são recolhidos pelo serviço de limpeza urbana, comenta o Sr. Conrado. É o caso de isopor, frauda descartável e papel higiênico.



Compostagem
Duas vezes por semana, os funcionários recolhem os resíduos orgânicos. O que sobra nas cozinhas das casas é triturado por um equipamento apropriado e depositado em camadas intercaladas com os restos de podas, folhas e esterco. A mistura com o lixo orgânico fica nas baias de decomposição onde são feitas o manuseio para uma compostagem adequada, lembrando que esse processo precisa ser monitorado. “Em seguida o resíduo segue para o minhocário”, comenta o agrônomo Jaques, que trabalha duas manhãs por semana no condomínio Bela Vista.


Minhocário
Quando o resíduo é retirado das baias de compostagem, ele é colocado em canteiros de cimento, abrigados do sol com telhas conhecido pelo nome de minhocário, local de produção de adubo por minhocas, conhecido por húmus.





Distribuição do adubo
Após seguir o fluxo do minhocário, o húmus é retirado dos canteiros e levado para um pequeno galpão onde e peneirado para separação das minhocas e depois embalado em sacos de aproximadamente 05 Kg. Segundo o Sub sindico, cada família tem direito a 02 pacotes de adubo natural por mês como recompensa por estar envolvido no processo da coleta seletiva.


PS* Após uma visita como essa, surgem alguns questionamentos:
O que é necessária para funcionar em Brasília?
Seria uma questão de educação ambiental? Ou ausência de vontade política?
Será que o modelo adotado pelo condomínio funciona a nível macro, como por exemplo em cidades do DF.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário